quinta-feira, 22 de julho de 2010

MARIA - MÃE DE JESUS


Ao iniciar este estudo, irei abordar um assunto não muito discutido entre os cristãos atuais, especialmente entre os católicos praticantes ou não. Trata-se da virgindade de Maria, mãe do Senhor Jesus. A Bíblia é muito clara sobre esse assunto e serve para tirar as dúvidas daquelas pessoas que persistem em dizer que Maria morreu virgem.

Ora! De início, logo vemos, que isso é uma aberração a lógica racional, assim como a ciência e a própria lei da natureza. Como pode uma mulher dar a luz a uma criança e ainda continuar virgem após o parto? Desde já, quero lembrar ao amigo leitor, que há mais de dois mil anos atrás, não existia o parto realizado através da cesariana; daí se exclui a possibilidade de isso ser um fato verídico e acreditável.

Ao começar a analisar biblicamente esse assunto, partimos do primeiro ponto:

O INÍCIO DA GRAVIDEZ

Lá no Livro de Mateus, no capítulo 1, versículo 18, narra, como se deu o nascimento do Senhor Jesus. Ali está escrito que Maria estava recentemente casada com José e até aquele momento, não havia tido, ainda, relação sexual com o mesmo, ou seja, casou-se, e ainda continuava virgem. De repente, ela engravidou do Espírito Santo. Todo o processo de anunciação, de como se daria essa gravidez, podemos ler no Livro de Lucas, no capítulo 1, do versículo 26 ao 38 e foi como realmente aconteceu.

Essa situação meio que inacreditável e a explicação de Maria, que, de repente, dizia estar grávida do Espírito Santo, não caiu bem e nem convenceu José, que era o nome do seu recém esposo, fazendo com que o mesmo, apesar de ser um homem íntegro e justo, pensasse em deixá-la secretamente, para que ninguém o difamasse na cidade onde eles moravam.

Essa atitude e pensamento de José, a princípio, o deixou coberto de razão, pois qual é o homem, por mais puro de pensamento que seja, vai acreditar em uma história como essa: sua mulher, recém casada e ainda virgem, aparece dizendo ao mesmo que está grávida, sem que o mesmo tivesse tido relação com ela, até aquele momento. Qual seria a sua atitude meu amigo leitor; você acreditaria e deixaria essa história pra lá e assumiria a criança como sendo sua ou alarmaria a família dela e caia fora, alegando adultério? Sinta na pele esse drama que José viveu e tire as suas próprias conclusões.

Pois é, José pensou em cair fora, mas a Bíblia relata, que no meio da noite, um Anjo do Senhor lhe apareceu através de um sonho e lhe disse que ele não deveria fazer aquilo e, por sua vez lhe narrou, QUE AQUILO (a gravidez de Maria), ERA O PLANO DE DEUS NA VIDA DE SUA ESPOSA.

Isso mesmo, o Anjo narrou, que Maria era uma mulher bem-aventurada e teria sido escolhida por Deus para trazer o SALVADOR AO MUNDO, que por sua vez, era a criança que ela estava esperando em seu ventre (Leia Mateus, capítulo 1, do versículo 18 ao 25). Até aqui tudo bem! José, esposo de Maria, obedeceu à visão que tivera durante a noite e não coabitou com ela até o nascimento da criança (versículo 25, do capítulo 1 de Mateus).

O NASCIMENTO DA CRIANÇA

No capítulo 2 de Mateus, a partir do versículo 1, Maria dá a luz a criança e ela lhe põe o nome de Jesus. Até aqui, observamos, que o menino Jesus nasceu e ela teve um parto normal, ou seja, seu corpo, a parir de então, deixou de ser virgem, devido ao trabalho de parto que a mesma teve.

José, esposo de Maria, aceitou a criança como sendo sua e ambos registraram o menino Jesus e o criaram com todo carinho, respeito e atenção.

OS DEMAIS FILHOS DE MARIA

A Bíblia narra muito pouco sobre a vida de José, pai de Jesus, mas aprofunda muito com relação à Maria. Vamos aos principais pontos:

1) Relata, que além de Jesus, ela teve mais filhos, todos conhecidos como TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS, além de irmãs, que a Bíblia não descreve os nomes das mesmas, pois naquela época as mulheres eram tratadas como se fossem servas do homem, por isso, não se falava muito delas; dava-se valor ao filho varão, por esse motivo, não há narrativa dos nomes das irmãs de Jesus, mas está bem claro que elas existiram (Leia Mateus, capítulo 13, versículos 55 e 56).

2) Em Mateus, capítulo 12, versículos 46 e 47, a Bíblia, mais uma vez, registra a existência da família de Jesus, ou seja, a existência de seus irmãos e irmãs.

3) A Bíblia relata ainda, que alguns da família de Jesus o seguiam em todos os lugares em que ele ia anunciar o Evangelho da Salvação (Leia o Evangelho de João, capítulo 2, versículo 12).

Esses são alguns dos pontos Bíblicos, que comprovam, que Maria não morreu virgem; ela teve mais filhos e filhas, além de Jesus, fazendo cair por terra, todo o dogma da igreja católica, que insiste em pregar, uma mentira inventada, pra colocar Maria em primeiro lugar e o Senhor Jesus em segundo, fazendo com que o verdadeiro Plano da Salvação Eterna fique deturpado e se inicie, uma adoração diabólica a imagem de Maria, que, diga-se de passagem, enriquece, a cada ano, todo o clero católico, afastando cada vez mais, o homem da presença de Deus, o tornando religioso.

Partindo desses princípios, concluímos:

1) Maria se casou virgem (Lucas, cap. 1, versículo 34 – Mateus, capítulo 1, versículos 23 e 25).

2) É inaceitável, logicamente e cientificamente, que uma mulher possa dar a luz a uma criança e após o parto continuar sedo virgem (mesmo sabendo que naquela época não existia a cesariana).

3) Após o nascimento de Jesus, Maria teve relação sexual com seu esposo José e continuou com o seu casamento normalmente, como um homem e uma mulher, pois a Bíblia afirma que, José não a tocou somente até o nascimento da criança (versículo 25, do capítulo 1 de Mateus).

4) Maria teve mais filhos e filhas, além do menino Jesus, os quais se chamavam TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS, e as meninas, que não sabemos os nomes (Leia Mateus, capítulo 13, versículos 55 e 56)

5) Maria, e por sua vez Jesus, tiveram uma família, pois observe o título da mensagem em Mateus, capítulo 12, do versículo 46 ao 50; essa passagem Bíblica tira qualquer dúvida acerca desse assunto.

6) Maria, realmente foi uma mulher bem-aventurada, por ter sido escolhida por Deus para trazer ao mundo, o Salvador da humanidade, mas jamais pode ser adorada ou venerada, pois se assim acontecer, ela estará tomando a Glória do Filho (Jesus), que é o Único que deve receber toda honra, louvor e adoração (Leia Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6 e 1ª Epístola de Timóteo, capítulo 2, versículos 5 e 6).

Então meu amigo e minha amiga; quando alguém vier lhe contar uma história ou até mesmo pregar uma palavra, que ela diz ser de Deus, você deve examinar, com muita atenção, se o que essa pessoa ou igreja está falando, está realmente escrito na Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) ou se não passa de um simples dogma religioso, pois essa história de que Maria morreu virgem, nunca foi verdadeira, conforme acabamos de estudar nas Sagradas Escrituras. De uma forma ou de outra, a verdade sempre tem que prevalecer.

Deus abençoe a todos e desculpem-me a sinceridade.

Eudes Borges

35 comentários:

  1. Meu querido escritor! Aqui quem está escrevendo este breve comentário é um garoto de 14 anos! Não estou aqui para descordar de sua tese e nem mesmo do seu estudo, porém do pouco que estudo a bíblia já reli várias vezes e procurei uma comprovação escrita falando que a Virgem Maria morreu virgem! Nela não conseguir encontrar a texto falando que Maria MORREU VIRGEM, e eu sendo católico posso te falar que Oque vc chama se dogma é apenas um reconhecimento a mãe que gerou e deu a Luz ao SALVADOR e em hipótese nenhuma citamos que ela morreu virgem, ela e apenas venerada pois concebeu o SALVADOR *virgem* pesso-lhe que me mostre onde isto esteja inscrito!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que aa falta de fé ainda mais a falta de estudo deixa as pessoas cega pois Maria mãe de JESUS nosso salvador aquele que devemos toda hora e toda glória mais lembrando antes de você meu amigo escritor horrar MARIA A VERDADEIRA MISSIONÁRIA honrou primeiro

      Excluir
    2. Quando na reza salve rainha ê dito: sempre virgem Maria, não está implícito sua morte virginal?

      Excluir
    3. Em Mateus cấp 13 V 55-56 vc encontrará a resposta que procura

      Excluir
  2. meu DEUS abra os olhos do cego,antes que jesus venha ele fique aqui,

    ResponderExcluir
  3. obrigada DEUS seja louvado em sua vida sempre EUDES...

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito a alguns comentários, eu já fui católica e sei que eles adoram maria e a chamam de virgem maria. Gente ela deixou de ser virgem, foi casada com josé teve outros filhos, e uma vida normal de mulher casada. Temos que respeitar ela por ter gerado nosso salvador, mas toda honrra e glória é pro nosso Deus e senhor Jesus. Ele sim é santo que morreu e ressucitou.

    ResponderExcluir
  5. VoltarSalve RainhaSalve, Rainha, Mãe misericordiosa, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós brandamos os degregados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eias pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente,ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.Rogais por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

    Não carece  discussão, taí os atrações de idolatria na própria reza!       

    ResponderExcluir
  6. Li todos os comentários, e francamente fico triste ao ver que as pessoas se agridem verbalmente por conta de um assunto tão simples, maria não morreu virgem, e daí, a missão dela era ser mãe do salvador, e não morrer virgem, se católicos teem ela como mãe, parabens pela fé, agora julgar o que é certo ou errado só Deus. o pior erro de são paulo foi achar que era santo de mais pra julgar, cuidado!! pois o espinho que incomodava a carne de paulo, pode também incomodar a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está julgando ninguém estamos falando o certo ..E quantos aos Santos ..Eles tb foram pecadores e são santos para estar intercedendo a Jesus por nós ..Assim a Virgem Maria , mãe de Jesus tb ..Ela é medianeira entre nós e Jesus .Pede a mãe que o filho atende ..

      Excluir
    2. Kkkk acorda ow

      Excluir
    3. ola Monica Rossi você é espirita ou católica? por que quem fala quem já morreu é espirita, e Maria mãe de Jesus morreu e não ressuscitou o único que morreu e ressuscitou é jesus... então entende-se que morto não ouve, como pode enteceder?

      Excluir
    4. Os santos não foram pecadores porque nunca pecaram, o único santo que veio a terra foi jasus, e este não pecou,

      Excluir
  7. Sobre a virgindade de Maria, eu acredito que tenha morrido virgem, pois nos escritos da bíblia,Jesus não a reconhece como Mãe e nem seus filhos, como seus irmãos; Existe uma tese de que os irmãos de Jesus são filhos de José do seu casamento anterior; Ha quem afirme que Jesus não foi amamentado pelos seios de Maria. São hipóteses, dadas as características de Jesus, ser o Deus encarnado. O fundamental disso tudo é que Jesus Cristo cumpriu completamente o plano de Deus para a redenção da humanidade pecadora, sacrificando o seu Filho Unigênito na cruz com derramamento de sangue para purificação de nossos pecados. A nós, seres humanos cabe apenas Crer e ser liberto do jugo do pecado original. Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a racionalidade onde fica nesse caso? Caramba! Imaginar que Jesus não nasceu de parto normal e que não mamou nos seios da mãe biológica e que seus irmãos eram por parte de pai é jogar nossa inteligência racional no lixo. O estudo tem apenas condão de explanar a verdade, não tenho a intenção de denegrir a religião de ninguém, apesar de tudo, Maria foi uma mulher bem aventurada, a escolhida por Deus para dar a luz ao salvador da humanidade.

      Excluir
  8. MEUS QUERIDOS, ESTOU FAZENDO UM ESTUDO SOBRE MARIA, E DE FATO A BÍBLIA É MUITO CLARA QUANDO FALA DA FAMÍLIA DE JESUS, CITANDO SEUS IRMÃO. NO ENTANTO QUESTIONA-SE QUE ESTE FATO SE DÁ DEVIDO NAQUELE TEMPO O TRATAMENTO ENTRE ENTRE PRIMOS E PARENTES PRÓXIMOS SER DE SE CHAMAR DE IRMÃO. PORÉM TENHO 2 MENÇÕES A FAZER. QUANDO A BÍBLIA RELATA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS, DIZ QUE MARIA DEU A LUZ AO SEU PRIMOGÊNITO, OU SEJA O PRIMEIRO, E NO LIVRO DE JOÃO CAPÍTULO 3 VERSÍCULO, DIZ QUE DEUS DEU SEU FILHO UNIGENITO.... DESTA FORMA, PODEMOS VERIFICAR QUE DEUS SÓ TEVE UM FILHO, JESUS SENDO ESTE O PRIMEIRO FILHO DE MARIA. UMA OUTRA COLOCAÇÃO É QUE SE O TRATAMENTO DE PARENTES PRÓXIMOS ERA DE IRMÃO, POR QUE A BIBLIA RELATA QUE MARIA FOI PARA A CASA DE SUA PRIMA ISABEL. ENFIM É LINDO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS, SERIA INTERESSANTE QUE TODOS PUDÉSSEMOS TROCAR INFORMAÇÕES QUE ACRESCENTEM A FÉ UNS DOS OUTROS E NÃO FICAR NOS ALFINETANDO, POIS RELIGIÃO NÃO SALVA NÍNGUEM E SIM JESUS, CONFORME DIZ EM JOÃO 14,6, JESUS É O UNICO CAMINHO A VERDADE E A VIDA, DEUS OS ABENÇOE RICAMENTE.

    ResponderExcluir
  9. CORREÇÃO: LIVRO DE JOÃO 3,16

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Eudes .Não quero discutir , até porque o que vi vc não é um Cristão Católico ...Quando Jesus fala : eis a tua mãe e teu irmão ..Jesus nos entregou Maria como nossa mãe e nós tb somos todos irmãos de Jesus ..Sim Maria foi elevada ao céu de corpo e alma , sem pecado original ..Ela nunca teve filhos , só Jesus , e foi concebida pelo Espírito Santo ..Estude um pouco mais ..Não lê a Bíblia ..As vezes lêem a Bíblia ao pé das letra . Me desculpe ..Mas tudo está tão claro e certo Maria foi virgem , São José seu esposo ..Viveu com ela e Jesus sem pecados ..Vc então é o que de Jesus ??? Filho ??? Não. todos somos filhos do Deus Pai , e irmãos de Jesus. .Os evangélicos , usam chamar seus amigos de oração de irmãos ..E aí... Maria é pura ..Nós a Veneramos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Desculpe minha senhora, mas está equivocada em chamar a copulação entre um homem e uma mulher de pecado! A partir do momento que eles casaram eles estão ligados e unidos em carne diante de Deus, e com isso o ato completamente livre dos vestígios do pecado tanto para Deus quanto para a sociedade! Por tanto não confunda as coisas e se ela copulou com o marido e teve outros filhos em nada isso mancha sua moral, pelo contrário reforça ainda mais sua dignidade!

      Excluir
    3. Boa noite Mônica.Em primeiro lugar quero deixar claro que meus estudos têm o escopo de discorrer sobre a verdade, sem se incomodar com a religião. Não tenho a intenção de denegrir a religião de ninguém, apesar de tudo, Maria foi uma mulher bem aventurada, a escolhida por Deus para dar a luz ao salvador da humanidade.Ela não foi elevada aos céus como você supõe. Ela morreu e foi sepultada. Outra coisa que quero lhe explicar é que nem todo mundo é filho de Deus (todos são criaturas de Deus). Filhos só quando aceitam Jesus como seu único e fiel salvador. Isso está escrito em João 1, 12.

      Excluir
  11. Meu comentário é o seguinte: Não atirei pérolas aos porcos....

    ResponderExcluir
  12. Bem na verdade só existem um salvador Jesus Cristo filho de Maria.Fiquem na paz de DEUS amém.!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá ! Em primeiro lugar , Maria foi sim bem aventurada , obediente a deus , fiel ao propósito de Deus, porém dizer que Maria morreu sem pecado é um erro , pois a bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus , a palavra de Deus é clara em dizer que só há um mediador entre Deus e o homem ,e este é Jesus, só há um advogado que é Jesus , pporquê ele ressuscitou e está vivo para todo o sempre ,Maria está morta porque o salário do pecado é a morte ,se ela fosse sem pecado ela não teria morrido ,mas como todos que são obedientes a Deus, como ela foi , irão ressuscitar para a vida eterna, Maria foi mãe de Jesus ,homem, porque Jesus foi 100% homem e 100% Deus , dizer que Maria é a mãe de Deus é um erro , pois Jesus é da genealogia de David , mas davi diz :diz o Senhor ao meu Senhor , salmos 110:1 então Jesus como Deus não é filho de davi , veja lucas 1:4,7 o meu espirito exulta em Deus meu salvador , sendo assim é errada a expressão "Maria mãe de Deus" aqui vemos que todos somos pecadores e precisamos de um único salvador que é JESUS.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado! Você aceita a concepção virginal por intervenção de Deus (milagrosamente) e rejeita o nascimento virginal (também milagrosamente) de Jesus. Então todos os demais milagres de Jesus não deveriam ser dignos de crédito e aí onde fica o poder supremo de Deus que foi capaz de TUDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua pergunta Manoel. Suas colocações não condizem com o que escrevi no estudo.

      Excluir
    2. EXPLICA SEU COMENTARIO

      Excluir
  15. Anônimo15/9/17

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Jesus é único insubstituível... Digno de toda honra toda Glória e toda adoração...

    ResponderExcluir
  17. O único que intercede por nós e o Espírito Santo ; e não Maria!

    ResponderExcluir
  18. Você tem certeza que aqueles que você citou são de Maria? Será que você estudou mesmo, ou apenas leu lá e já saiu por ai falando como a maioria fala? Outra coisa, você sabe o significado de irmão naquela época? Vou te contar, tem no mínimo 3 sentidos, estude. Mais uma coisa, você já estudou (estudar não significa ler amigo) a Bíblia suficientemente para saber o sentido bíblico da palavra " Até"? Vou fazer outra pergunta. Seria impossível para Jesus que foi engendrado pelo Espirito Santo, que ao mesmo tempo é homem e Deus, manter a virgindade de sua mãe que é uma predestinada, justificada? Você acha mesmo rapaz que isso seria impossível para Jesus? Porque não analisa o contexto? Você ta olhando para Maria como José olhou, julgou com olhos humanos, contudo, Deus a defendeu. Aquele, não é um acontecimento que nos simples mortais temos capacidade de entender a dimensão. No máximo podemos julgar e erroneamente como fez José e você ta fazendo agora no seu texto. Porém, se olharmos e considerarmos que ali está uma vontade de Deus, ou seja, um plano divino, é plenamente possível que ela tenha continuado virgem, antes e depois. Qual o problema? Você como vom protestante diria: Qual o problema dela não ser virgem? Pois é, você como adepto da "sola escriptura" deveria saber que se não está escrito, não vale. A Bíblia não fala que Maria deixou de ser virgem. Na Bíblia, também não existe outros filhos de maria. Estude muito e olhe as coisas com fé. Gostaria muito de te mostrar que você está mentindo, como faz a maioria, atribuindo filhos que não são de Maria. Mas não vou te falar aqui, é bom que você mesmo estude e deixe de caluniar. Você falou de ciência. Ora rapaz, como você pode por a ciência numa questão dessas? A ciência explica a gravidez de Maria?Claro que Não. Então é óbvio que com relação à sua virgindade,nesse contexto, a ciência também é insuficiente. Te pergunto, você é cientista? Se não for, ta precisando de fé. Uma coisa importante que também vou te dizer que você não sabe. Maria jamais vai tomar o lugar de Cristo, isso é outra mentira de vocês, digo de vocês porque o povo se guia pelos seus líderes despreparados. Jesus é soberano, é o sacrifício eterno relembrado na Eucaristia onde ELE se encontra em corpo e sangue. Nós o adoramos no pão e no vinho, É ali que eu estou Nele e Ele em mim, Não há outra experiência mais próxima que isso amigo. Isso chama-se FÉ. Maria, é a mãe de todo cristão, ainda que ele não a reconheça como tal. Quando todos correram de medo ela estava aos pés da cruz onde recebeu a continuidade de sua missão. Digo a continuidade porque Maria esteve presente no plano de salvação desde o começo. Foi predestinada, engravidou, apresentou Jesus ao mundo, intercedeu no primeiro milagre e disse, façam tudo o que ele mandar. A Bíblia é pra considerar inteira irmão, não só a parte que você acha legal. Voltando à cruz, Jesus entrega sua mãe a seu discípulo e seu discípulo à sua mãe. LEMBREMOS, a Bíblia é um livro Sagrado de ensinamentos e não de historinhas. Aqui vemos que se sou um seguidor fiel de Jesus, devo levar sua mãe para a minha casa. Ela é minha mãe adotiva, assim como Deus é meu pai por adoção como está la em Gálatas, 4 – 4,5,6, ambos através de Jesus o Mediador, único Mediador. Por favor, estude o que significa Mediador pra não falar bobagem depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquilo amigo. Todos meus estudos têm embasamento bíblico. Não tenho a intenção de denegrir ou ofender a religião de ninguém, apenas sou livre para expressar meus conhecimentos, comprometidos com a verdade; apesar de tudo, o título do meu blog é SEM MEDO DE DIZER A VERDADE, notou? Fica na paz.

      Excluir
    2. A BIBLIA DIZ QUE jOSÉ NÃO CONHECEU mARIA até que ele deu a luz o menino,isto supoe ue Maria teve relações sexuais com José

      Excluir
  19. Só existe um Senhor e Mediador: Jesus. O resto não se discute. Quem quiser posicionar-se diferente a isso, infelizmente, contrapõe-se a Sã Doutrina, que de Gênesis ao livro da Revelação (Apocalipse)aponta Cristo como a Salvação. Maria fora um instrumento de Deus para fazer cumprir Sua soberana vontade. Fora um exemplo de servo(a), como fora Abraão, Davi, os profetas, João Batista e os apóstolos. Deixou o seu legado de fé e virtude, a fim de que amássemos o verdadeiro Deus. Todavia, nada mais pode fazer por nós, pois assim como todos os santos que dormem(pessoas separadas para Deus), apenas, esperam a ressurreição de seus corpos (que serão transformados incorruptíveis), e, após isso, reinará eternamente com Cristo. Maria, Paulo, Pedro, seja quem for, estão no paraíso e nada podem fazer por nós. Eles não nos ouvem. Jesus nos deixou o Consolador (Espírito Santo); Ele nos convencerá da justiça, do juízo e do pecado. Cristo é nosso único e suficiente MEDIADOR. MAria, bem como todos os "santos" são invenções pagãs, que invadiu a cristandade para enriquecer um clero corrupto e promíscuo. Hoje, na cristandade evangélica, lamentavelmente, temos a água, o óleo, a areia... em alguns segmentos. Leiam a bíblia e abandonem a Tradição Romana, que considera a Igreja maior que a Palavra.Se Deus não for suficiente para você, então não conheceu ainda o SALVADOR, Cristo, O FILHO de DEUS. Que Deus abençoe cada um que entrou neste site.

    ResponderExcluir