segunda-feira, 12 de julho de 2010

DEMAS e ALEXANDRE, o Latoeiro


Segundo a Bíblia Sagrada, Demas e Alexandre o Latoeiro foram Obreiros do Apostolo Paulo, por volta do ano 60 do Século I. Nessa época, Demas teria sido um Obreiro de valor, pois se dedicava à obra de Deus, tendo sido até elogiado pelo Apóstolo Paulo (Colossenses cap. 4, vers. 14 – Filemon cap. 1, vers. 24). Mas, conforme todos nós sabemos, as perseguições para quem é da fé são muitas e não foi diferente com os Obreiros Demas e Alexandre.

Após se passarem aproximadamente 06 ou 07 anos de Ministério, Demas caiu fora da Obra e abandonou o seu Ministério. A história relata que, durante o Governo do Imperador Nero, as perseguições foram enormes contra os cristãos e por isso, Demas e Alexandre, o Latoeiro, desanimaram e saíram da Obra do Senhor.

Observe que, na segunda Carta que Paulo escreveu à Timóteo, já por volta dos anos 66 ou 67 D.C, ele relatou que Demas o abandonou e saiu da Obra (2ª Timóteo cap. 4, vers. 10).

Já Alexandre, o latoeiro, foi pior que Demas! Apesar de também ter saído da Obra, ele passou a perseguir o Apóstolo Paulo, chegando a ponto de interferir na sua sentença em Roma, causando-lhe muitos males (2ª Timóteo, cap. 4, vers. 14). Mesmo assim, Paulo orou por ele e entregou o caso nas Mãos de Deus, pedindo justiça.

Nesse período, o Apóstolo Paulo se encontrava preso e sendo julgado em Roma e foi severamente prejudicado por esse ex-obreiro chamado Alexandre. Tinha esse apelido de Latoeiro, porque como é do conhecimento de todos, latoeiro é uma espécie de artesão, que trabalha com metais, cobres, etc.

Ele se tornou um inimigo da Obra de Cristo, um verdadeiro empecilho. Qual líder (Pastor) que já não tenha sofrido com algum "Alexandre da vida", que causa tantos males?

Quantos Obreiros ou evangelistas que conhecemos, que hoje estão parados, sem forças, sem ânimo e na maioria das vezes, fracassados espiritualmente? Então vigiemos e oremos para que Deus nos dê forças para continuarmos firmes neste Ministério e jamais nos deixe cair na fé.

Deus abençoe a todos os amigos internautas.

Eudes Borges.

67 comentários:

  1. Gostei...uma boa visão.a braço pastor Alvinho.RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mim chamou a tenção foi q o apóstolo Paulo orou por ele.entregou o caso nas mãos de Deus.essa é uma atitude do homem de Deus.salvo em Jesus Cristo.visão muito Boa que o senhor te abençoe.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado pastor. Pela a explicação. Não sabia quem seria Alexandre .o que tmb me chamou atenção a expressão latoeiro. Estou estudando a bíblia. Mais algo que preciso de explicação. Abraços que DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO COM SABEDORIA.

      Excluir
    4. Muito bom abril más minha visão apaz amado

      Excluir
  2. Gostei...uma boa visão.a braço pastor Alvinho.RS.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Eudes, não aprecio muito esse negócio de comparar obreiros perseguidos na Bíblia com os atuais e usar de artifícios de compadecimento. Perseguição todos nós sofremos em qualquer lugar deste mundo e não temos o direito de parar diante delas pois elas, só servem para nos aperfeiçoar e nos aproximar de Deus. Nada de Pastor parar ou ficar acabrunhado pelos cantos por causa de maus companheiros pois isso é atitude de neófito que não tem preparo para ser nem porteiro de igreja, com todo respeito aos amados porteiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vc meu irmão está equivocado e alem disso percebo uma dose de arrogancia em suas palavras.... vc acha que só neofitos é que se enfraquecem com decepções??? jesus disse no getsemani... o espirito na verdade está pronto mas a carne é fraca... sendo neofito ou não a carne continua fraca.... por isso q muitos obreiros caem.... se sentem auto-suficientes!!!!

      Excluir
    2. Falou tudo agora

      Excluir
    3. É verdade ,talvez o amado irmão naotenha conhecimento do que o profeta Elias passou ,ao se esconder na caverna ,: só lembrando, obg

      Excluir
    4. PEÇO A DEUS pois minha vida está cercada de latoeiros TRAZENDO PREJUIZO nao so para mim, meu casamento e filhos (neto)OBRIGADA MEU NOVO EMAIL BICALHOTERESA7@GMAIL.COM esta mensagem foi para mim muito esclaredora

      Excluir
  4. No mais, a mensagem foi bastante esclarecedora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mensagem abençoada.pra q retrucar .contra fatos não ar argumentos,o irmão falou ,o q na palavra.parabens

      Excluir
  5. "Tem gente que é pra se amar de verdade mas não é pra caminhar junto."

    — Helena Tannure

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa esplicacao Deus continue abencoando

      Excluir
    2. Verdade, Jesus amava Lázaro mais não andava com Lázaro

      Excluir
  6. Muito bom, que Deus abençoe sempre!!! É isso aí, amar nossos inimigos!

    ResponderExcluir
  7. o estudo dirigido foi maravilhoso, é bem claro que na maioria das vezes averá pessoas que no meio do caminho se cansarão e nos trairão, o nosso papel é como o de Paulo apenas permanecer e oras para que aja misericordia da parte de Deus nosso Pai..

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da abordagem do nosso amado irmão e compreendi claramente. O que se deve notar é que Paulo fala objetivamente sobre tais irmãos, deixando claro a sentença de Deus para a vida de cada um. O que vemos nos dias de hoje são pessoas que fazem intrigas e não assumem a postura de verdadeiros cristãos (digo como observador e não como juiz). Devemos resolver nossas diferenças entre os irmãos e não perante juízes que não conhecem a Palavra de Deus. Também observo que Paulo manda chamar João Marcos mesmo tendo diferenças no passado com ele. Fiquem na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom e esclarecedor. Embora traidoabandonado por colegasde ministerio, apostolo Paulo em momento algum em sua fala demonstra magoa, odio, rancor po seus excolegas. Pelo contrario em sua oraçao pede que faça justiça segundo sua vontade.

    ResponderExcluir
  10. Isso nos mostra o fruto do espírito se manifestando na vida de Paulo, nesse momento de angústia de Paulo. Vale lembrar q Paulo estava preso e prestes a ser executado em Roma. A angústia comprovada na carta de 2 Timóteo mostra bem isso.

    ResponderExcluir
  11. Isso nos mostra o fruto do espírito se manifestando na vida de Paulo, nesse momento de angústia de Paulo. Vale lembrar q Paulo estava preso e prestes a ser executado em Roma. A angústia comprovada na carta de 2 Timóteo mostra bem isso.

    ResponderExcluir
  12. DEUS te abençoe , como essa passagem serviu para mim , ainda falo mais paulo nitidamente nao falava em tom de rancor ou angustia e muito menos em falta de perdão , paulo havia o deixado nas mãos de DEUS mais ele se reservou o direito de tomar cautela e aconselhando assim os seus com o alexandre ou seja havia o perdão mais o direito de tomar cautela com quem já nos feriu .......

    ResponderExcluir
  13. Paz a todos.
    Muito bom o comentário, e só para acrescentar, Paulo esta instruindo um obreiro, esta mostrando como se.portar diante de situações com pessoas que não são fieis.
    Por isso o conselho dele a Timóteo e o mesmo conselho serve para os nossos dias.

    ResponderExcluir
  14. Sigamos o exemplo de Cristo, assim como o de Paulo oremos constatemente tanto para que a glória do SENHOR seja manifesta como por nossos irmãos, imimigos e pessoas que precisam da luz do Santo Espirito de DEUS.

    ResponderExcluir
  15. Sigamos o exemplo de Cristo, assim como o de Paulo oremos constatemente tanto para que a glória do SENHOR seja manifesta como por nossos irmãos, imimigos e pessoas que precisam da luz do Santo Espirito de DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Paulo, exemplo de servo fiel.
    A meu ver, um dos maiores missionários de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  17. Boa palavra maravilha...

    ResponderExcluir
  18. Me chamo Alexandre e depois que li sobre essa passagem, descobri porque esse nome tem uma carga tão negativa. Nunca gostei do meu nome e hoje gosto menos ainda. Paulo tbm perseguiu cristão e os matou aos montes, mas Deus tinha um plano na sua vida e ele si tornou esse homem de Deus que foi. Já o infeliz do tal Alexandre, foi amaldiçoado e sabe lá o que mais aconteceu com ele.

    ResponderExcluir
  19. Que forte,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Todo aquele que se levanta para fazer a obra do senhor e perseguido, principalmente dentro de casa.

    ResponderExcluir
  21. que os Alexandres de hoje sejam uma bênção do Senhor

    ResponderExcluir
  22. Muito bem explicado!! DEUS O ABENÇOE SEMPRE 🙏GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir
  23. Q DEUS abençoe todos os irmãos gostei muito da mensagem soube o Alexandre Q perseguia Paulo, Paulo o abençoe amem

    ResponderExcluir
  24. Olá pastor quando Deus fala que
    Tem uma contenta com os habitantes da terra ele dia então que existe outros mundos

    ResponderExcluir
  25. fabiojunior10mt@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Amados, é muito bom intendermos quem foi certos personagens aos quais a Bibli relata em algumas passagens, por isso louvo a Deus pela vida de pastores estudiosos que dedica tempo para aprender, e pôde nos trazerem esclarecimentos como o tal....
    Quanto às comparações dos missionários, pastores,e evangelistas da nossa era, desculpa a fraqueza,pois não agravo a todos, temos é mais que tomar vergonha na cara e sermos verdadeiros servos assim como Paulo fora, ate pq ele sim sofreu perseguiçoes, nós não, pelo contrário vivemos em braços esplêndidos.... Tenos que aprender com Paulo, Pedro, entre outo a ser crentes na saude ou na doenca, na alegria ou nas perceguições, pois o reino de Deus e tomado a força... Cristo não nos prometeu dores na terra nao, Ele nos prometeu aflições... Que Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  27. Paulo tinha toda sabedoria dada por Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pela visao, muito bom!

    ResponderExcluir
  29. Ótima explicação

    ResponderExcluir
  30. Ótima explicação Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  31. O nome Alexandre o latoeiro. Sempre me causou muita dor na coração...por eu me chamar Alexandre sempre me incomodo este nos ter sido amaldiçoado por jesus. Agora me sinto mais seguro que viveu na época de Paulo...toda honras e todas glória sejam de nosso Senhor jesus cristo amem.

    ResponderExcluir
  32. Deus é fiel para todo sempre está no controle de tudo só nele à justiça aleluia

    ResponderExcluir
  33. Muito bom o artigo, mas precisamos lembrar que nen sempre são só os obreiros inimigos da cruz de Cristo, extim também pastores que infeliznente estao só pousando de pastores, estão causando escândalo e impedindo muitas pessoas de entrarem no reino de Deus por causa do mal testemunho. Vigiemos todos, obreiros, pastores,etc. Afinal somos todos iguais perante o Senhor Deus, e vamos nos esforçar para darmos testemunho de cristãos de verdade. Pastores por favor não apenas preguem o evangelho, vivam no cotidiano aquilo que vocês estão pregando.

    ResponderExcluir
  34. Eu discordo ainda mais, no bom sentido. Porque foi colocado que apenas pastores sofrem com maus obreiros. Mas, sou pastor e conheco muitos pastores. E sei que ovelhas tambem sao perseguidos por falsos pastores. Entao, não há blindagem para nos tbm. Pois que todos so,os iguais diante de deus. As vezes, se um pastor estiver agindo indignamente e uma ovelha o confrontar com seu erro, o que é ordenado por deus, o tal passa a persguir o irmaozinho ao inves de consertar. e como ele é o "pastor", todos ficam a favor dele, mesmo estando errado. e dizem: "julgar pertence a Deus". mas, no entanto, julgam o irmaozinho. mentao, perseguicoes existem dos dois lados. /dizer que é so pelo lado das ovelhas é uma discrepancia e um a distorcao dos fatos. "Gálatas 4:16"

    ResponderExcluir
  35. A bíblia não confirma que Alexandre era obreiro de Paulo, mas alguém que não aceitava os sermões de Paulo e passou a persegui-lo. Já Demas o abandonou voltando para o mundo.

    ResponderExcluir
  36. Excelente trabalho..... gostei muito!

    ResponderExcluir
  37. excelente esclarecimento hoje não tem cido diferente .

    ResponderExcluir
  38. para os hereges a bíblia nos fala aquem muito é dado muito será cobrado.

    ResponderExcluir
  39. Muitos não veem nada de mal em dar nome aos filhos de Alexandre. Mas vemos poucos Judas que era um nome comum no passado.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo15/2/20

    A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO SOBRE ALEXANDRE O LATOEIRO FOI DE GRANDE VALIA. QUE O SENHOR DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO EM CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns! Gostei d+. Este ensino foi adição para meus conhecimentos. Obrigado pela dedicação, pela clareza da explicação.

    ResponderExcluir
  42. Quem é de Deus não está só obrigado pelo esclarecimento que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  43. A paz do senhor pastor obrigado pela sua explicação, que senhor Jesus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  44. Que belo esclarecimento, e comentários ótimos, esse sr.Alexandre deveria trabalhar num ferro velho ,desmanchando Biga Romana, e quase sem nada o que fazer, a não ser panelas, ele encheu o saco do apóstolo Paulo.

    ResponderExcluir
  45. Li artigo e os comentários... vc pegou leve, muito leve, faltou exegese e hermenêutica que corrobora em Atos quando da terceira viagem... quer mais, enriqueça seu artigo com Atos e , principalmente, I Timoteo 1 versículo 20...
    Entre esses estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
    Pecado foi de Blasfêmia, conforme Jesus , sem perdão... sucesso em 2022, siga meditando na Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir